Surge nos Estados Unidos e na Inglaterra em 1955 e se converte em
estilo característico nos anos 60.
O termo Pop Art (abreviação das palavras em inglês Popular Art)
foi utilizado pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway,
para denominar a arte popular que estava sendo criada em publicidade, no
desenho industrial, nos cartazes e nas revistas ilustradas.
Representavam, assim, os componentes mais ostensivos da cultura
popular, de poderosa influência na vida cotidiana na segunda metade do século
XX. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato
que dominava a cena estética desde o final da Segunda Guerra Mundial. Sua
iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da
publicidade.
Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade
pelos objetos de consumo, ela operava com signos estéticos massificados da
publicidade, quadrinhos, ilustrações. Mas ao mesmo tempo que produzia a
crítica, a Pop Art se apoiava e necessitava dos objetivos de consumo, nos quais
se inspirava e muitas vezes produzia o próprio aumento do consumo, como
aconteceu por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol.
Partindo
disso, os alunos do 8º ano, na disciplina de arte, com a professor a Bruna,
reproduziram obras desse movimento artístico.
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